Editora Lente

Editora LenteQuem usa óculos não vai estranhar nosso nome – Editora Lente. Talvez até já tenha entendido tudo! Mas, caso você não precise de óculos, é bom dizermos algumas palavras. 

A escolha desse nome deve-se à oportunidade de escrever histórias a partir de uma certa lente: uma visão de mundo cristã. Mas que lente é essa? Afinal, o nome “cristão” pode ter significados tão diferentes! Então vou ancorar nossa perspectiva no que tem sido chamado de “Teologia Reformada”, um dos ramos da Reforma Protestante.
Como há uma ampla oferta de histórias escritas a partir de lentes diversas, pensamos que valeria a pena usar uma lente que permitisse ver a partir de Deus como origem de tudo o que existe e da Bíblia como convergência para a apreensão do mundo.

Bem, agora está fácil saber de onde estamos vindo. E quer saber? Embora as lentes sejam concorrentes entre si, isso não significa que precisemos ser beligerantes. Como o cristianismo já produziu tantas coisas boas, mas também muitas aberrações, há quem manifeste certa rejeição por aquilo que se diz “cristão”. Se este for o seu caso, convido-o a caminhar mais um pouco conosco, porque nosso propósito não é defender o cristianismo, mas aplicar o ensino de Deus, revelado na Bíblia, à vida cotidiana. Às vezes o incômodo com algumas posturas religiosas será o nosso incômodo também. Muita gente manifesta desconforto com posturas ditas cristãs sem ter consultado a Bíblia para verificar se elas são razoáveis e se correspondem aos princípios dessa fé.

O fato é que, a despeito daquilo em que cada um crê, quando chegamos a este planeta já o encontramos desenhado e habitado. Com seres, cheiros, cores, ruídos, sabores, texturas... tudo! Há tanta beleza e variedade! E é instigador perceber como tudo o que existe busca encontrar seu significado. Onde essas pontas se juntam? A resposta não parece estar nas guerras minoritárias que temos travado; por isso, devemos apurar a vista para discernir qual é a fonte que nos dá sentido a todos. É aqui que a Editora Lente entra, apresentando uma leitura de sentido em meio a tantas outras. Assim, julgue o leitor, a partir dessa lente cristã, a nitidez e a diáfana clareza do que verá por meio do nosso trabalho. A Bíblia insiste que Jesus Cristo deve ser crido. E há mais! Ele não é apenas alguém em quem se crê, mas é aquele por meio de quem devemos enxergar todas as coisas.

Se você gostou do que oferecemos

Escreva para nós e descubra como ter nossos livros em sua casa, escola, comunidade ou livraria.